terça-feira, 17 de janeiro de 2017

ACCIRS elege Elle e Aquarius como os melhores filmes de 2016 e premia a Fundação Piratini pela contribuição à sétima arte

A Associação de Críticos do Rio Grande do Sul (ACCIRS) elegeu Elle, de Paul Verhoeven, e Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, como os melhores filmes de 2016. Na mesma votação, a entidade gaúcha sagrou a Fundação Piratini, que está em vias de extinção, como o destaque gaúcho do último ano pelo apoio ao cinema local. Com absoluta maioria dos votos dos seus associados, a Fundação Piratini foi reconhecida com o Prêmio Luiz César Cozzatti revelando a importância da comunicação pública para o desenvolvimento social dos gaúchos, além de defender a manutenção da gestora das emissoras públicas de TV e rádio - TVE e FM Cultura.

Além do prêmio de Destaque Gaúcho, a ACCIRS elegeu os filmes Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Elle, de Paul Verhoeven, como os favoritos da última temporada. Mais de quarenta críticos de cinema – entre jornalistas, pesquisadores e estudiosos – membros da entidade apontaram os melhores do último ano em três categorias: Destaque Gaúcho, Filme Nacional e Filme Internacional. 

Os Melhores de 2006 de acordo com os membros da ACCIRS são:
Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho: Fundação Piratini
Melhor Longa Brasileiro: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho
Melhor Longa Estrangeiro: Elle, de Paul Verhoeven

Para mais informações acesse: http://www.accirs.com.br