segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

CI dá dicas para que o sonho de viajar fora do país saia do papel

O ano já começou e com ele surge diversos sonhos para serem realizados. Um bom planejamento é fundamental para o desejo saia do papel. Sem dúvida, ter uma experiência, de estudo ou trabalho, fora do Brasil faz parte da vida de muita gente. Pensando nisso, a CI – Intercâmbio e Viagem, com sete lojas no Rio Grande do Sul, preparou algumas dicas para o sonho se tornar realidade. Há várias opções de intercâmbio, por isso planejar necessita tempo e organização. O ideal é começar um ano antes.

1 ano antes: tudo começa com o objetivo da viagem. Anote num papel o que você quer da experiência. Por exemplo, se a ideia é estudar um idioma e conhecer vários lugares, a melhor opção é o Mochilão CI, com roteiros bem diversificados. 

10 meses antes: é hora de começar a poupar dinheiro. Uma dica bem legal é fazer um crowfunding, o financiamento coletivo no qual as pessoas podem colaborar com o seu intercâmbio. Os destinos com o melhor custo benefício são Canadá, Irlanda, Malta, Estados Unidos e Austrália. Outra opção é o programa Trabalhar e Estudar, que ajuda a ganhar uma graninha extra e ter uma experiência profissional no exterior. 

8 meses antes: com o destino escolhido e o programa também, os primeiros gastos da viagem vão aparecer. É preciso separar a quantia para pagar o intercâmbio, passagem aérea, seguro, vistos, etc. Quem fecha a viagem com antecedência evita dívidas nos meses seguintes.

6 meses antes: momento de reunir os documentos para entrar no país de destino. Programa como High School e de Graduação pedem testes de proficiência. A CI possui uma empresa especializada em vistos, o que já ajuda bastante. Fique atento porque alguns lugares exigem que o viajante tome vacinas específicas.
2 meses antes: reserve cerca de 70% da quantia do dinheiro guardado para curtir a viagem e transfira para um cartão recarregável, como o CI Travel Money, que é a forma mais segura de efetuar pagamentos no exterior. Os outros 30% deverão ser levados em espécie. Para quem for ficar em casa de família, por exemplo, é o momento ideal para fazer o primeiro contato. Essa etapa é fundamental para conhecer o estilo de vida da host family. 

1 mês antes: hora de preparar a mala. Faça uma lista do que irá levar. Importante escolher as roupas com calma. Dependendo do destino escolhido, será necessário fazer a troca do dinheiro em espécie pela moeda local. Faça uma relação com todos os documentos necessários e certifique-se de que não está faltando nenhum deles. 

1 semana antes: em caso de remédio de uso contínuo, é necessário providenciar uma receita médica. Veja, também, o que pode ser levado na hora do embarque para não ter surpresas ruins. 

No dia do embarque: “A ansiedade é muito grande neste dia, por isso é importante procurar ter uma boa noite de sono e se alimentar bem para ter uma boa disposição”, completa Ana Flora. É preciso chegar, em viagens internacionais, pelo menos três horas antes no aeroporto. Já dentro do avião, relaxe e curta cada momento do intercâmbio, pois será uma experiência inesquecível. 

Para mais informações acesse: https://www.ci.com.br/